segunda-feira, 12 de abril de 2010

Audiência com Reitor e Diretores do IFPA


Diante do quadro atual da educação brasileira. Onde encontramos escolas públicas sem professores, sem segurança, sem estrutura,sem esperança. Instituições de Ensino Superior sucateadas, que não oferecem condições minimas para uma formação de qualidade. A organização estudantil é de suma importância para encarar e contribuir para a mudança desta realidade e através de mobilizações reivindicar, cobrar aquilo que nos é de direito: uma educação pública de qualidade.

No dia 05/04 após a construção de uma petição (carta exposição de motivos e anexado um abaixo assinado) tivemos uma audiência vitoriosa com o Reitor da Instituição onde demonstramos toda nossa insatisfação com os problemas tanto especifico do curso como falta de professores, falta de laboratório, aula de campo, bolsas de pesquisa e monitoria,entre outros, quanto problemas estruturais no bloco de aula como salas não climatizadas e com problemas elétricos, entre outros.
Após o comprometimento do Reitor em sanar estes nossos problemas, tivemos outra reunião no dia seguinte (06/04) onde estiveram presentes além de uma comissão de estudantes do curso, o Diretor Geral do Campus, o Diretor de Ensino, a Chefe de Departamento dos Cursos Superiores e a Coordenadora do Curso de Geografia.
E após longo debate, tiramos os seguintes encaminhamentos e comprometimentos dos mesmos.
EM UM MÊS E UMA SEMANA já terá sido feito todos os processo legais para contratação de professores substitutos, sendo que para a Geografia virá 5 PROFESSORES (sendo 2 [DOIS] contratados e 3 [TRES] para cadastro de reserva); ATÉ JUNHO DO CORRENTE ANO, SAIRÁ OUTRO EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES EFETIVOS PARA O CURSO que virão para o próximo semestre.
O Diretor geral comprometeu-se em retomar o projeto de construção do Laboratório de geografia, Bolsas de monitoria, deu um PRAZO DE 100 DIAS para mudanças estruturais em todo o bloco.
Cabe a nós agora cobrar tais comprometimentos, temos muito ainda o que avançar, mais isso é uma prova cabal da importância de nossa organização. Por isso, nós do Centro Acadêmico de Geografia contamos com o apoio de todos os estudantes do curso, pois isso é pro bem comum, todos somos estudantes do curso e queremos uma formação de qualidade de fato!
E lembrarmos que esses problemas não são exclusividades do nosso curso e muito menos de nossa Instituição. A falta de investimentos, ou até mesmo a má aplicação destes, como no caso do Prouni, onde em vez do Governo aplicar verba no melhoramento da universidades públicas (estruturar cursos, aumentar numero de vagas, etc.) prefere sustentar as mantenedoras de instituições Privadas onde não há de fato um comprometimento com o ensino, onde o ensino é tratado como mercadoria, enfim.
Nesta perspectiva, Parabéns a todos os que lutam, se organizam, reivindicam e exigem mudanças reais na atual realidade da educação brasileira.

"Pra nós que fazemos o mundo de hoje,
uma revolução no amanhã é tão distante.

Porém, os pequenos grandes atos
fazem com que a mudança
se faça viva e presenta a cada dia."

2 comentários:

  1. Cadê a minha cara aparecendo aí com o reitor?

    pedro pões aí!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente essa foi a única foto batida da audiência. Depois foi só gravação de vídeos.

    ResponderExcluir